sábado, 16 de abril de 2011

Planilha Excel

MS Excel
O Excel é um aplicativo de planilha eletrônica produzido e distribuído pela Microsoft. Entre suas principais funcionalidades, estão os vários tipos de cálculos, inserções de gráficos, tabelas dinâmicas, macros para automatizar rotinas e inúmeros outros recursos. Pela utilização do Excel, é possível criar e manter controles sobre as operações de uma empresa, organização, escritório ou mesmo de nossa casa, utilizando-o para controlar as finanças doméisticas. As últimas versões disponíveis atualmente (abril de 2011) são a versão 2010 para Windows e a versão 2011 para Mac OS.

Dan Bricklin e Bob Frankston (1980)


As planilhas de cálculo tem sido utilizadas por centenas de anos, sobretudo por contabilistas, para planejar e controlar as finanças e os negócios das empresas. As conhecidas planilhas eletrônicas começaram a ser largamente utilizadas a partir de 1978, quando Dan Bricklin, então estudante da Harvard Business Scholl, teve a idéia de criar um sistema que pudesse elaborar as planilhas e mostrá-las, tal como seriam em papel, mas utilizando um computador. Ele, juntamente com Bob Frankston desenvolveram um programa chamado VisiCalc.

O que é uma planilha?

Planilha, em termos simples, é uma folha contendo linhas e colunas, na qual se dispõe de forma organizada os dados referentes às transações para serem examinadas e conferidas. Através dela, é possível analisar custos, entradas, impostos e outros dados necessários à tomada de decisão.

Quando surgiu o Excel?

O Excel foi originalmente escrito para o sistema operacional Apple Macintosh em 1984-1985. Foi um dos primeiros programas de planilha eletrônica a utilizar uma interface gráfica, menus interativos e mouse para facilitar o trabalho de inserção e manipulação dos dados. Esta facilidade foi logo percebida pelos usuários de computadores e o Excel acabou se tornando extremamente popular.

Quando a Microsoft lançou o sistema operacional Windows em 1987, o Excel foi um dos primeiros aplicativos disponibilizados. Dois anos depois, em 1989, quando o Windows, já na versão 3.0, tornou-se amplamente aceito, o Excel era o produto de destaque da Microsoft. Até 1992, o Excel permaneceu como o único programa de planilha eletrônia a funcionar no sistema operacional Windows.

Atualmente, o Excel, que faz parte do pacote Microsoft Office, ainda é considerado como a planilha eletrônica mais utilizada no mundo. O LibreOffice, pacote de programas de escritório equivalente ao MS Office, mas de livre distribuição, disponibiliza o Calc, com funcionalidades muito semelhantes às do Excel e que vem ganhando popularidade. O LibreOffice possui versões para Windows, Linux e Mac OS.

Quer melhor conhecer o Excel? Ministro aulas particulares ou a grupos, em casa, escritório ou empresa. Contatos: roliveri@ibest.com.br ou através deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário