quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Você é bom no uso do mouse?

O mouse, na computação, é um dispositivo apontador que detecta movimentos bidimensionais (movimentos em uma superfície plana) que, após serem eletronicamente processados, produzem movimentos em uma seta (cursor) na tela do computador. Além dos movimentos, é possível através do mouse ativar programas, selecionar opções e movimentar telas mediante o uso de botões apropriados.

Primeiro mouse (1963)
O primeiro protótipo de mouse foi inventado por Douglas Engelbart, em 1963, assistido por seu colega Bill English. Nos anos subsequentes, passou por profundas modificações. Em 1972, o mesmo Bill English inventou o mouse de esfera, enquanto trabalhava na empresa Xerox. Este tipo de mouse tornou-se padrão da indústria nos anos 1980 e 1990.

Atualmente, os tipos de mouse mais comuns não utilizam partes mecânicas para detectar movimentos. Diodos emissores de luz e fotodiodos detectores de luz são dispostos de maneira a captar a variação da reflexão da luz em uma superfície. No que refere ao formato, existem vários modelos, cores e tamanhos, com ou sem fio. 

O mouse é um elemento de extrema importância no uso do computador, pois facilita o acesso aos programas, às pastas, documentos, opções dos menus e guias das janelas, bem como a navegação pela Internet. Por incrível que pareça, para muitas pessoas que estão iniciando o aprendizado da informática, o mouse torna-se um obstáculo, pois é um dispositivo até certo ponto estranho e difícil de manejar.

Pensando nelas, foram criados alguns programas específicos para treinar o uso do mouse, em todas as suas funções de movimentação e utilização dos botões esquerdo, direito e de rolagem. Se você quiser treinar suas habilidades, recomendo baixar e instalar gratuitamente o programa "Mouse Educacional", desenvolvido pelo programador Roberto Tadeu Fauri. Clique aqui  para baixar o programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário