sexta-feira, 25 de novembro de 2011

LibreOffice - Suite de Escritório Completa

Muitos estudantes, profissionais e usuários domésticos estão em busca de um programa que permita criar documentos de textos, planilhas e apresentações. Felizmente, existe uma solução completa e livre para ser instalada em qualquer computador, seja para uso pessoal ou profissional. Trata-se do LibreOffice, sucessor do BrOffice, uma suite de aplicações compatível com as demais existentes no mercado.

O LibreOffice disponibiliza todas as funções esperadas de uma suite profissional, como processador de textos, planilha de cálculo, editor de apresentações e até mesmo banco de dados. Ainda por cima, permite exportar os documentos criados diretamete para o formato PDF, produzir desenhos e cartazes, criar e gerenciar bancos de dados, editar equações e fórmulas para inserir em documentos, trabalhar com modelos e muito mais.

Outras características muito importantes do LibreOffice, que merecem ser destacadas são a possibilidade de abrir documentos criados em outros formatos, como o MS Office, além da liberdade de escolha do sistema operacional, que permite que o programa possa ser instalado em computadores que funcionem com Linux, MacOS e Windows.

Os módulos que compõe o pacote LibreOffice são: 
  • Writer: processador de textos para todo tipo de documento, desde uma nota rápida até um livro completo. Possui assistentes que facilitam a produção de cartas, relatórios, agendas e atas, que agilizam o trabalho e a execução de tarefas as mais complexas. O Writer abre documentos editados no formato Microsoft Word, bem como converete documentos criados no formato LibreOffice para o formato Word.
  • Calc: é um programa perfeito para elaborar planilhas eletrônicas, para uso pessoal e profissional, com inúmeras funções, das básicas até as mais avançadas. Quem já utiliza o MS Excel não terá dificuldade alguma em trabalhar com o Calc, pois seu funcionamento é bastante similar. Além disso, é possível abrir documentos criados no formato Excel e, assim como o Writer, salvar documentos gerados no formato Calc para o formato Excel.
  • Impress: aplicativo desenvolvido para criar apresentações multimídia, com recursos de imagens 3D, efeitos especiais, transição entre slides, animações e ferramentas de desenho. Permite exportar as apresentações diretamente para os formatos MS PowerPoint, Flash e PDF, assim como abrir apresentações feitas em PowerPoint. 
  • Base: um poderoso gerenciador de bancos de dados, rico em recursos e projetado para ateder as necessidades de uma ampla variedade de usuários. Você poderá, entre outras fiinalidades, administrar suas coleções de objetos, manter um banco de dados de informações de clientes, armazenar informações de pesquisa e dados de ensaios de laboratório, armazenar dados de censo populacional, produzir relatórios financeiros mensais, administrar auditorias, controle de qualidade, dados de produção etc. Além de tudo, poderá integrar-se com outros bancos de dados multiusuários como MySQL, Adabas D, MS Acess e Postgress.
  • Draw: ferramenta para diversos propósitos de diagramação e e gráficos, que produz desde um simples esboço a um plano completo. Por isso, é considerado um excelente aplicativo para produção técnica de desenhos, cartazes e muitas outras finalidades, pois seus recursos facilitam a criação de fluxogramas, organogramas, manipulação de imagens 3D, dimensionamento automático de imagens, dentre outros. O Draw pode importar gráficos em todos os formatos comumente utilizados, tais como,  BMP, GIF, JPEG, PNG, TIFF, e WMF. O Draw pode também exportar seu trabalho no formato Flash (.swf).
  •  Math: é um jeito fácil de editar fórmulas a serem inseridas em documentos de texto, planilhas, apresentações e desenhos. Através dele, é possível editar fórmulas científicas e matemáticas formatadas com perfeição. Suas fórmulas podem conter uma vasta quantidade de elementos,  desde frações, termos com expoentes, funções integrais, sistemas de equações e matrizes.
Se você precisa trabalhar com aplicativos de escritório em casa, escola ou empresa poderá agora mesmo baixar o programa completo, para utilização livre e ilimitada. Clique aqui para baixar o instalador. Recomendo também que consulte a página da LibreOffice no endereço http://pt-br.libreoffice.org/home/ para obter maiores informações e dicas sobre este produto.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

openSUSE 12.1 - Tudo Verde!

Já está disponível a nova versão do Sistema Operacional openSUSE 12.1, baseado no Linux, que traz o melhor que o Software Livre tem a oferecer. Liberada após mais de oito meses de trabalho desta comunidade internacional fundada pela Novell, foram implementadas diversas melhorias, incluindo o recente GNOME 3.2, bem como as mais atualizadas versões das interfaces gráficas KDE, XFCE e LXDE.

Este sistema operacional poderá ser baixado gratuitamente no endereço http://software.opensuse.org/114/pt_BR e instalado em qualquer computador pessoal ou portátil. Traz consigo uma excelente ferramenta de administração (YaST), de fácil utilização, além de uma série de programas aplicativos para praticamente todas as necessidades: programas para automatização de escritório (planilha, processador de textos, apresentação, banco de dados), programas para manipulação de imagens, multimídia, diversos aplicativos e serviços para acessar a Internet, ferramentas de desenvolvimento, jogos e programas para entretenimento e muito mais.

Além de exremamente seguro, é de fácil instalação e as atualizações são feitas automaticamente através da Internet. Eu utilizo há mais de 3 anos e recomendo para uso pessoal e profissional.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Programa "Um Computador por Aluno" - Problemas e Soluções

Foi publicada na Gazeta do Povo do dia 15/11/2011 uma reportagem sobre fatos observados no projeto federal "Um Computador por Aluno" (UCA), na qual são apontados alguns problemas como as dificuldades na assistência técnica e a falta de controle sobre o conteúdo utilizado. A matéria Um avanço, vários problemas - Retratos Paraná - Gazeta do Povo evidencia que em uma das cidades, Santa Cecília do Pavão, nove meses depois da liberação dos computadores para professores e alunos, os problemas começaram, causando um certo esfriamento na empolgação inicial.

O que é o Projeto UCA?

De acordo com o exposto no sítio do UCA http://www.uca.gov.br, "o Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil". Teve início após a apresentação do projeto OLPC (One Laptop Per Child) feita ao governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial em Davos - Suiça, em janeiro de 2005. Foram, então, organizadas reuniões com especialistas brasileiros para debater sobre a utilização pedagógica intensiva das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Em 2007, foram selecionadas 5 escolas, em cinco estados, para realizarem os experimentos iniciais, localizadas em SP, RS, TO, RJ e DF.

Finalmente, em Janeiro de 2010, foi liberado através de pregão o fornecimento de 150.000 computadores portáteis educacionais a cerca de 300 escolas públicas previamente selecionadas nos diversos estados e municípios. Dentre todos os municípios, seis foram escolhidos para o UCA Total, nos quais todas as escolas públicas serão atendidas. São eles: Barra dos Coqueiros (SE), Caetés (PE), Santa Cecília do Pavão (PR), São João da Ponte (PA), Terenos (MS) e Tiradentes (MG).

Que problemas estão sendo constatados?
  •  O programa ficou restrito a uma parcela muito pequena da comunidade escolar. Atualmente (15/11/2011), são pouco mais de 130.000 estudantes atendidos ou 0,3% do total, a nível Brasil.
  • Existem problemas para se obter assistência técnica aos computadores danificados, causados principalmente pela falta ou deficiência de mão-de-obra local.
  • Não há controle sobre o conteúdo acessado pelos alunos via Internet, fato que está causando preocupações aos pais.
  • Há evidências de problemas de infra-estrutura como, por exemplo, insuficiência observada nas instalações elétricas que impede que todos os computadores sejam ligados simultaneamente.
  • Indisponibilidade de acesso à Internet.
  • Inexistência de um projeto pedagógico voltado para o uso do computador em sala de aula.
  • Falta de formação e de preparo adequado dos professores para lidar com a Tecnologia da Informação.
  • Os computadores estão sendo utilizados pelos alunos como ferramenta de entretenimento em vez de utilizá-la no seu aprendizado.

Que podemos concluir a respeito?

Em primeiro lugar, devemos admitir que o programa em si é bom e precisa ser levado adiante. Entretanto, os problemas que ora aparecem servem de alerta para que certas providências sejam tomadas, antes que seja tarde demais. Se considerarmos que apenas 0,3% dos alunos e professores são atendidos atualmente, tais problemas ficarão exremamente graves e complexos com o passar dos anos, na medida que o número de equipamentos aumentar. No meu entendimento, as seguintes providências, dentre outras, precisam ser tomadas:
  • É necessário que estados e municípios preparem um plano consistente de aquisição, distribuição e manutenção dos computadores.
  • As infraestruturas das escolas devem estar adequadamente preparadas para que os equipamentos possam ser bem utilizados, tanto no que diz respeito à energia elétrica quanto aos acessos à Internet.
  • O controle físico dos computadores tais como a identificação patrimonial e os locais de armazenamento devem estar bem definidos, assim como a atribuição de responsabilidades de quem utiliza.
  • Os computadores devem estar convenientemente configurados, de maneira que somente pessoas credenciadas possam ter acesso à instalação e remoção de programas. Isto evitará que alunos e professores, inadvertidamente, danifiquem os programas instalados ou introduzam vírus.
  • Outro aspecto relativo à segurança da informação é implementar bloqueios a conteúdos não condizentes com a finalidade proposta, como sexo, violência e até mesmo determinados tipos de jogos.
  • Deve haver um planejamento pedagógico suficientemente claro para orientar professores e alunos a respeito das atividades que podem e que precisam ser feitas. Caso contrário, cada um vai fazer o que der na telha e os computadores não serão convenientemente aproveitados.
  • Os professores devem ser bem treinados para que eles, e não os alunos, definam as atividades a serem desenvolvidas.
  • Os alunos e seus responsáveis devem estar suficientemente esclarecidos sobre a utilização adequada das ferramentas da informática, a fim de que compreendam as suas responsabilidades neste processo. Cada um deve se responsabilizar pelo uso correto para que todos possam se beneficiar.

domingo, 6 de novembro de 2011

Use o computador para controlar suas finanças


O controle preciso das finanças pessoais é a melhor forma de se conseguir atingir os objetivos financeiros, evitar o endividamento excessivo, evitar a perda de crédito e realizar adequadamente o planejamento do futuro. Há muito tempo atrás, antes da era do computador pessoal, era bastante trabalhoso fazer este controle, pois era manual e requeria muitas habilidades na matemática e algum conhecimento de contabilidade básica.

Felizmente, existem bons programas que nos ajudam a fazer este controle, de uma forma relativamente fácil, desde que sejamos persistentes e, até certo ponto, metódicos para digitar os lançamentos diários. O programa que escolhi para meu uso pessoal foi o GnuCash. Além de ser gratuito, ele pode ser instalado em computadores com Linux, MacOS e Windows. Sua versão atual é a 2.4.8 e possui as seguintes características e facilidades:
  • Utiliza o método das partidas dobradas, onde a cada débito corresponde um crédito. Por exemplo: se você fez um saque no caixa automático do banco, o valor é debitado de sua conta corrente e creditado na sua carteira.
  • Permite criar várias contas, com descritivos detalhados, tais como: dinheiro na carteira, conta bancária, cartão de crédito, receitas, despesas, dentre outras.
  • Possui recursos para programar transações, com alarmes que avisam quando o vencimento está próximo.
  • É possível gerar diversos tipos de relatórios e gráficos instantaneamente, de acordo com o período desejado. Assim, pode-se acompanhar facilmente o comportamento de suas finanças e tomar decisões importantes com maior precisão.
  • Disponível em Português e outros 20 idiomas.
  • Se você possui um pequeno negócio ou é prestador de serviços, poderá criar um controle específico  para gerenciamento de clientes, vendas, contas a pagar e contas a receber.
A instalação é muito simples e o programa dispõe de um tutorial de boas vindas que ajuda o usuário a criar sua primeira conta. Além disso, será possível sanar muitas dúvidas através da ativação da ferramenta "Dicas do Dia", que mostra uma nova dica a cada vez que o programa é inicializado.

Para baixar o GnuCash clique aqui