quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Porque uso Linux

O Linux é um sistema operacional, ou seja, um programa de computador que controla a máquina e todos os demais programas instalados. Foi concebido por um estudante finlandês, no início da década de 1990, chamado Linus Torvalds, que tinha em mente a disponibilização de um sistema que fosse livremente desenvolvido, modificado e instalado em computadores pessoais.

Hoje, o Linux é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores, entre os quais estão programadores e grandes empresas de distribuição que agregam inúmeros programas aplicativos e ferramentas para administração do sistema.

Área de Trabalho
Comecei a utilizar o Linux pela primeira vez no ano 2000, instalando-o em servidores, computadores que disponibilizam aplicativos em rede. Na época, eu trabalhava como administrador de rede em uma grande empresa multinacional e precisávamos implementar aplicações específicas, que funcionassem de forma estável. Com o passar do tempo, percebi que o Linux era muito versátil para uso pessoal e, um dia, resolvi instalá-lo nos computadores que tenho em casa (2 PC's e um notebook).

O Linux é um sistema operacional confiável, podendo ser instalado em computadores pessoais de mesa e portáteis, mesmo aqueles considerados obsoletos. Desta forma, é possível manter um computador antigo funcionando muito bem com Linux e economizar recursos financeiros, pois não é necessário atualizar ou trocar o computador com frequência.

Editor de Textos LibreOffice Writer
Centenas de aplicativos estão disponíveis para o Linux, podendo ser instalados e atualizados livremente, tanto para uso pessoal como em empresas. Isto significa que, com o Linux, posso utilizar o computador para acessar e elaborar textos, planilhas, apresentações, imagens, músicas, vídeos, bancos de dados, jogos, finanças pessoais, navegadores da Internet, gerenciadores de e-mail, programas educativos e muitos outros.

Outra característica muito importante é que o sistema de arquivos do Linux é consistente, evitando que os arquivos sejam perdidos ou corrompidos. Isto nos dá maior tranquilidade e segurança quanto à integridade dos dados armazenados no computador.

Ouvindo Música Através do VLC
Falando em segurança, existem ainda dois aspectos fundamentais. O primeiro é que o Linux é praticamente imune à infestação de vírus. O segundo é que permite a criação de uma conta para cada usuário, cada um operando em um ambiente de trabalho diferente, personalizado e seguro. Existe uma conta de usuário específica (root) para administrar os recursos do sistema operacional e instalar novos programas.

Rapidez também é outro fator importante em um sistema operacional. Certamente, boa parte depende do equipamento, principalmente do processador, dos discos e das memórias. Mas, pela sua flexibilidade, o Linux permite que se faça diferentes tipos de configurações, visando melhorar o desempenho do computador, principalmente se ele for antigo. Além do mais, podemos utilizar diferentes interfaces gráficas, de maneira que tenhamos uma boa combinação entre facilidade de uso e velocidade de processamento. São exemplos de interfaces gráficas o KDE, Gnome e Xfce. No meu caso, prefiro utilizar Xfce, por ser mais leve, mais simples e permitir que, com apenas 3 cliques do mouse, seja possível abrir qualquer aplicativo instalado.

Janela de Administração YaST
Não menos importante, é que o Linux possui excelentes ferramentas para administrar o sistema, instalar, remover e atualizar programas. Cada distribuição possui recursos específicos para administração. O sistema operacional que utilizo, o openSUSE, vem com o programa YaST, que é muito versátil, completo e extremamente fácil de se utilizar.

É isso aí, dei o meu recado. Recomendo a você, que me lê neste blog, pense seriamente em utilizar Linux, tanto em atividades pessoais como profissionais ou empresariais. Basta que você queira mudar e esteja disposto a fazer as coisas de um modo diferente. Se tiver dúvidas ou necessitar de uma consultoria ou suporte, entre em contato pelo e-mail:

rodrigo.de.o.ribeiro@gmail.com